Glock Talk banner
  • Notice image

Glocktalk is a forum community dedicated to Glock enthusiasts. Come join the discussion about Glock pistols and rifles, optics, hunting, gunsmithing, styles, reviews, accessories, and more!

Mossberg 500 vs. 590 ?

32K views 48 replies 28 participants last post by  info.wooxstore  
#1 ·
Quais são as principais diferenças entre a Mossberg 500 e a 590? Eu originalmente olhei para a Mossberg Maverick 88, mas por apenas alguns dólares a mais poderia ter a Mossberg 500 ou 590. Ter acesso a um grande número de acessórios de reposição também é importante na decisão… Obrigado antecipadamente.

#2 ·
O 590 enquadra-se numa espingarda mais tática, por assim dizer. Se você está procurando uma espingarda mais "tática", a 590 pode ser a que você deseja. A 500 é a bomba SG utilitária que a Mossy oferece. No geral, uma SG muito boa. A minha faz dupla função, caça e HD. A 590 surgiu em algum momento no final dos anos 80, IIRC. Ambas são SG de bomba alimentadas por tubo. Disponíveis em vários calibres. A 500 pode servir em ambas as capacidades. A 590A1 é construída para especificações militares. Você pode aprender mais sobre ambas em seus sites e em algumas análises online também. Acho que os novos modelos civis usam mais peças de plástico.

#3 ·
Honestamente, as linhas entre a Maverick, a 500 e a 590 se borraram um pouco, mas esta é a minha compreensão como alguém que esteve na fábrica no Texas:

A Maverick 88 é 95% de uma 500 a um custo menor, mas tem um grupo de gatilho (plástico) e segurança diferentes no guarda-mato. Ao contrário da crença popular, é fabricada nos EUA - no condado de Maverick, Texas.

A 590A1 é a versão militar de cano pesado com um conjunto de gatilho de metal.

A 590 tem um conjunto de gatilho de metal, mas o mesmo tipo de cano que uma 500. A família 590 shockwave, por exemplo.

A 500 tem o cano de espessura padrão e a mesma segurança de tang como a 590 vs a segurança do guarda-mato na 88.

Todos os canos devem ser intercambiáveis, desde que o carregador seja do tamanho correto.

Eu gosto de todos eles, mas direi que carregar uma 590A1 o dia todo é muito. Eu não acho que você possa errar com nenhuma da família Mossberg. Eu tendo a ficar com a 500 e a 590 apenas pela memória muscular da operação de segurança de tang, não porque a 88 não seja a melhor espingarda de valor que existe.

E só para adicionar mais um pensamento - eu realmente gosto do calibre 20. Recuo sentido dramaticamente menor e desempenho terminal semelhante. Eu não sou sensível ao recuo, mas há menos explosão de boca e meus tiros de acompanhamento são mais rápidos, o que em uma situação de defesa doméstica pode ter valor. E eu tenho uma calibre 20 over/under para tiro esportivo, o que torna o tiro à distância um pouco mais desafiador, o que é divertido!

#46 ·
Então, honestamente, as linhas entre o Maverick, o 500 e o 590 se borraram um pouco, mas esta é a minha compreensão como alguém que esteve na fábrica no Texas:

O Maverick 88 é 95% de um 500 a um custo menor, mas tem um grupo de gatilho diferente (plástico) e segurança no guarda-mato. Ao contrário da crença popular, é feito nos EUA - no condado de Maverick, Texas.

O 590A1 é a versão militar de cano pesado com um conjunto de gatilho de metal.

O 590 tem um conjunto de gatilho de metal, mas o mesmo tipo de cano que um 500. A família 590 shockwave, por exemplo.

O 500 tem o cano de espessura padrão e a mesma segurança de tang que o 590 versus a segurança do guarda-mato no 88.

Todos os canos devem ser intercambiáveis, desde que o carregador seja do tamanho correto.

Eu gosto de todos eles, mas direi que carregar um 590A1 o dia todo é muito. Eu não acho que você possa errar com nenhuma das famílias Mossberg. Eu tendo a ficar com o 500 e o 590 apenas pela memória muscular da operação de segurança do tang, não porque o 88 não seja a melhor espingarda que existe.

E só para acrescentar mais um pensamento - eu realmente gosto do calibre 20. Recuo sentido dramaticamente menor e desempenho terminal semelhante. Eu não sou sensível ao recuo, mas há menos explosão da boca e meus tiros de acompanhamento são mais rápidos, o que em uma situação de defesa doméstica pode ter valor. E eu tenho um calibre 20 over/under para tiro esportivo, o que torna o tiro à distância um pouco mais desafiador, o que é divertido!
O 590 tem uma caixa de gatilho de polímero. Essa é a maior diferença entre ele e o 590A1. Pelo que entendi, a Marinha insistiu na caixa de gatilho de metal, resultando no modelo A1.

#4 ·
Eu peguei 2 590s no ano passado.

Um 590 Shockwave
Eu sempre quis um desses desde que foram lançados. Este tem o cano de parede pesada que o 590A1 vem. Eles são um grande "foda-se" para o ATF lançado por um grande fabricante de armas. Mossberg foi o primeiro grande fabricante a lançá-los. Remington seguiu o exemplo.

Eu acredito que a Black Aces Tactical foi a primeira a lançar uma arma estilo Shockwave com coronha.

Um 590S
Este tem um cano de parede mais fino = alguma economia de peso em relação ao cano de parede pesada no 590A1. O modelo "S" usa mini-cartuchos, cartuchos magnum de 2 3/4 e 3 polegadas de fábrica. Eu gosto das miras ghost ring. O 590S também tem choques removíveis em comparação com o choque fixo no 590A1. Eu poderia usar este 590S para caçar pequenos animais/pássaros com um choque total ou modificado. Eu gosto de como a Mossberg basicamente jogou tudo nesta arma.

Image

Minha história pessoal com a Mossberg não tem sido tão estelar. Eu comprei meu primeiro Mossberg 500 calibre 20 quando eu tinha 16 anos em 1991. Por volta de 1996, ele quebrou em um amigo meu. O conjunto do gatilho era um plástico barato que se soltou do receptor. Eu entrei em contato com a Mossberg e eles substituíram meu conjunto do gatilho por outro feito de um plástico diferente. Isso funcionou e a arma funcionou bem depois disso. Eu vendi ele e um número de outras armas quando fui demitido após o 11 de setembro.

Eu peguei outro Mossberg 500 calibre 12 usado algum tempo depois disso. Suas barras de ação quebraram onde se conectam no antebraço. Essa Mossberg quebrada ainda está no meu cofre de armas. Um dia desses eu vou consertá-la.

Remington 870s foram minha escolha por um longo tempo. Eu tenho 2 - uma espingarda de polícia 870 Wingmaster e 3.5 Mag 870 Express. Ambos foram impecáveis.

#7 ·
RE calibre 20 vs. calibre 12.

O argumento do recuo para o 20 em relação ao 12 torna-se um ponto discutível quando você considera as mini-cartuchos de calibre 12. Mini-cartuchos de 1-3/4 polegadas são uma alegria de atirar em espingardas Mossberg, espingardas de tiro único e espingardas de cano duplo. O aumento da capacidade também é bom.

Se você ainda não o fez, adquira um adaptador de mini-cartuchos para sua Mossberg ou Maverick. Este adaptador de $25 permite que você atire tanto mini-cartuchos de 1-3/4 polegadas quanto cartuchos normais de 2 3/4 e 3 polegadas com sua arma.

E o 410? Eu uso uma espingarda de tiro único 410 para matar esquilos que estão mastigando meu deck. O último que matei, não consegui encontrar minha proteção auditiva a tempo e atirei nele sem proteção para os ouvidos. Fiquei surpreso - sem zumbido no ouvido!!!

Eu gostaria de ter comprado um Shockwave em 410. O Shockwave de calibre 12 é mais ou menos uma arma inútil e seria mais funcional com uma coronha. Posso obter um selo para o meu no futuro.

#13 ·
RE calibre 20 vs calibre 12.

O argumento do recuo para 20 em relação a 12 torna-se um ponto discutível quando você considera as mini-cartuchos de calibre 12. As mini-cartuchos de 1-3/4 polegadas são uma alegria de atirar em espingardas Mossberg, espingardas de tiro único e espingardas de cano duplo. O aumento da capacidade também é bom.

Se você ainda não o fez, adquira um adaptador de mini-cartucho para sua Mossberg ou Maverick. Este adaptador de $25 permite que você atire tanto mini-cartuchos de 1-3/4 polegadas quanto cartuchos normais de 2 3/4 e 3 polegadas com sua arma.

E o 410?
Eu uso uma espingarda de tiro único 410 para matar esquilos que estão mastigando meu deck. O último que matei, não consegui encontrar minha proteção auditiva a tempo e atirei nele sem proteção para os ouvidos. Fiquei surpreso - sem toque de ouvido!!!

Eu gostaria de ter comprado um Shockwave em 410. O Shockwave calibre 12 é mais ou menos uma arma inútil e seria mais funcional com uma coronha. Posso obter um selo para o meu no futuro.
Eu tenho um 500 e comprei um adaptador de mini-cartucho. Ainda preciso instalá-lo. Sim, o recuo das mini-cartuchos por tipo de cartucho é visivelmente menor do que os equivalentes de tamanho normal.

#8 ·
Qual é o uso pretendido?

Eu tenho um de cada.

A 500 é para caça e tiro ao prato. Ela só comporta cinco cartuchos, mas isso é suficiente. Os canos são facilmente intercambiáveis ​​em movimento, leva menos de um minuto para ir de um cano de furo cilíndrico de 18,5" para um cano raiado de 24" para balas para um cano de 28" para pássaros e argilas.

A 590, por outro lado, é 8+1 com um cano curto (20") e miras de anel fantasma, então é minha arma de defesa doméstica.

#12 ·
Não é a principal diferença prática que você pode estender o carregador de um 590 o tempo que quiser, como um Remington, mas você não pode alterar o comprimento do carregador do 500?
Sim, esse era o caso... pelo menos alguns anos atrás.

• Like
Reactions: Hoss
#11 ·
Eu possuía todos estes - 590, 500 e 88 Maverick. No final, gostei mais das características de manuseio do 88. O 590 tem aquela coisa de cano mais pesado e algumas peças de metal extras (não tenho certeza se ainda é o caso, pois essas diferenças entre os modelos com a Mossberg parecem estar se confundindo ultimamente). Todas são boas espingardas. Todas precisarão de algum tempo de amaciamento para funcionar sem problemas. Você não pode errar com nenhum deles.

• Like
Reactions: Hoss
#17 ·
Com exceção da segurança, quase todas as peças entre o 88 e o 500 são intercambiáveis. Eu atualizei minha 500 com mais de 40 anos com um conjunto de guarda-mão/slide 88 e coronha.

Eu acho que, em termos de versatilidade, você não pode fazer muito melhor do que uma 500 ou 88. Uma ampla gama de acessórios e canos estão disponíveis.

#23 ·
Exceto pela segurança, quase todas as peças entre o 88 e o 500 são intercambiáveis. Eu atualizei minha 500 com mais de 40 anos com um conjunto de guarda-mão/slide 88 e coronha.

Eu acho que, em termos de versatilidade, você não pode fazer muito melhor do que um 500 ou 88. Uma ampla gama de acessórios e canos estão disponíveis.
*Após estudo/consideração adicional - Eu gostaria de um Mossberg Combo Security (18,5") / Field (28") calibre 12 - Eu não vejo que isso seja oferecido em um modelo 590 - correto?
Eu gosto do cano de 18,5" do modelo 590 para HD, mas se eu não puder trocar com um cano de campo de 26" ~ 28" que aceita choques rosqueados, então o modelo 590 é praticamente limitado ao uso tático / HD.
O "plano B" seria então, se você quiser a versatilidade de um Mossberg combo security / field calibre 12, só estaria disponível nas ofertas Maverick 88 combo Security / Field e Mossberg Model 500 combo Security / Field?
... Obrigado antecipadamente pelas respostas!

#19 ·
Eu amo minha 590. Eu mandei roscar o cano para aceitar tubos de choque e uso-a como minha espingarda de patrulha LE e usei-a para caçar perus, veados e porcos selvagens. Eu amo as miras de anel fantasma de fábrica e mesmo com um cano liso, posso colocar balas sabot em um alvo de prato de papel a 100 jardas.

#22 ·
Algumas diferenças. Para os modelos 500 vs 590 vs 590A1, o comprimento do cano e a capacidade do carregador podem variar. Todos eles têm basicamente o mesmo receptor e grupo de gatilho agora. As miras podem variar entre miçangas e anéis fantasmas. Os tubos do carregador podem ser mais longos ou mais curtos. O acabamento pode ser azulado ou parkerizado. Uma proteção térmica pode ou não caber.

A M590A1 de 20” tem um cano mais espesso que pesa mais e opções de montagem de baioneta/ponto de funda. A 500 é mais leve e o tubo do carregador é mais fixo/selado. Há muitas opções a considerar e muitas versões diferentes.

#30 ·
A única coisa que eu realmente não gosto tanto nos 88s quanto nos 500s é a configuração do tubo do carregador. Trocar a mola do tubo pode ser um PITA.

View attachment 1273813
Se eu me lembro corretamente, um par extra de mãos (a esposa) ajudou muito na substituição da mola do meu carregador. Parece que coloquei a mola dentro do tubo e usei um pedaço de fita adesiva transparente forte sobre a extremidade aberta para manter a mola no lugar. Guiei o tubo para a posição e, no último segundo, a esposa removeu a fita e garantiu que a mola estivesse assentada contra o seguidor. Para remover o tubo inicialmente, enrolei muita fita isolante ao redor da extremidade do tubo para proteger o acabamento e usei um alicate de pressão apertado apenas o suficiente para girar o tubo.

#27 ·
2014 590A1 SPX. Cano de 20”, miras Ghost Ring. É muito resistente. Dentro de ambas as casas que possuí, é um rifle em ambientes fechados. Depois de cerca de 20 jardas, começa a expandir. Cartões de espingarda prendem-se por velcro e podem caber em bolsas de carregador AR. Suporte de baioneta incluído. Ah, e é portado.
Image
Image
Image

Image

#34 ·
Comprei uma Mossberg 500 com um cano de 18,5 polegadas há alguns anos. Entrei na loja um dia para pegar uma pistola que eu havia encomendado e a vi na parede, o dinheiro da roupa do trabalho estava naquele contracheque e cobria o custo. Cresci em uma família Remington, sempre tive Remingtons, ainda possuo vários Remingtons e, em um determinado momento, considerei a 870 como a única espingarda de bombeamento que eu teria. Depois de tentar conseguir peças para um supermag de 3,5 polegadas que quebrou uma placa ejetora e uma mola, fiquei com um pouco de gosto amargo por Remington. Eu estava procurando uma espingarda mais barata para colocar no barco para quando eu e meus amigos fôssemos em nossa caçada anual de veados na ilha do rio e pensei que a 500 seria perfeita para atirar balas e não machucaria meus sentimentos se ela fosse riscada na floresta ou no passeio de barco. Tem sido ótimo atirar balas raiadas Hornady American whitetail e derrubou vários veados. Atirei várias centenas de tiros nela e ela funciona como uma arma de caminhão/barco muitas vezes. Provavelmente não será a última que comprarei, e nunca pensei que diria isso, mas compraria com prazer uma Mossberg em vez de uma nova produção 870. Joguei uma bandoleira de nylon Haley Strategic nela e uma sela lateral de velcro carregada com #4 ou 00 buck e algumas balas. Ótima arma

#36 ·
Acabei de comprar a minha segunda 590. Para quem está a tentar decidir entre a 500 e uma 590, sugiro vivamente que vá à sua loja local e pegue em ambas. A 590 parece ter sido construída para SHTF. Ambas são ótimas espingardas, sem dúvida!! Acho que se estiver a tentar decidir entre as duas, ter alguma experiência prática ajudaria a facilitar a decisão.